Membros fundadores

 JOÃO CHORA

João Chora — Detective Criminólogo com a Carteira Profissional ne 47.730 desde 23 de Julho 1972 . Foi o impulsionador para a constituição e existência da ANDEPIP , tendo conseguido reunir os melhores Detectives para o efeito desde 1987, tendo-o conseguido cinco anos depois, sendo considerado como um Didáctico da Investigação Criminal . Diplomado em Investigações Cientificas e Criminais , com várias facetas na sua profissão como tem demonstrado ao longo de vários anos. Foi Delegado/Dirigente Sindical, Juiz no Tribunal Trabalho , Gestor de Empresa, membro da the Association Of British Investigators (ABI), ex-membro da Associacion Catalana Baleares Detectives Privados (a.c.b.d.p.) ,ex-membro do Syndicat Detective Europeen (s.d.e. ) ,ex-membro da International Federation of Asssciations of Private Detectives (IKD) sendo membro efectivo de Organizações a nível Mundial , sempre na perspectiva de elevar em Portugal cada vez mais esta profissão que desde muito cedo abraçou .

Luis Moita

 
 Luis Moita – Detective Profissional – um dos membros fundadores mais jovens da ANDEPIP que em 1992 também contribuiu para a constituição da mesma , tendo sido um braço direito do anterior membro na continuação dos desígnios desta Associação . Possui Curso de Bodyguard desde 1992 , obtendo ainda as Carteiras profissionais da ENDP com o nº 1660/A de 1991 e a Carteira Profissional nº121.213 do Instituto Investigações Cientificas e Criminais ( I I C C ) de 1992. Exercendo a actividade desde 1990 sempre se pautou pela idoneidade e o experimento da ética profissional e código deontológico . O seu papel tem sido de grande relevância para a dinamização desta actividade em prol do que mais deseja para a ANDEPIP desde mesmo antes de a mesma ser constituída . Sediado na cidade da Guarda continuando atento ao desenrolar dos acontecimentos a nível Internacional no relacionado com a actividade .

ADRIANO MELO

Adriano Melo — Detective Profissional — ex- Agente da PJ , um elemento formado nas fileiras da Policia Judiciária embrenhando-se e abraçando a profissão de Detective Particular. Fez parte da luta em prol desta Associação ANDEPIP pelo qual todos nós desejamos , o Reconhecimento dos Detectives Profissionais, a dignificação da actividade pelas Autoridades Governamentais. Foi Presidente da ANDEPIP desde 1992 a 1995 , tendo (Falecido) nesse ano em serviço e na procura desmesurável de Legislação adequada referente a actividade .

ARTUR VARELA

Artur Varela – Detective Profissional Desde muito novo que tinha o bichinho para desvendar mistérios, tendo trabalhado em algumas empresas de artes-gráficas, onde em algumas havia desvios de matéria-prima, conseguindo com êxito desvendar alguns casos. Participou em vários cursos de detetive de investigação privada, fazendo 6 meses de estagio numa empresa de investigação participando em diversos congressos no estrangeiro. Hoje como principal sócio fundador da ANDEPlP, continua a desempenhar um papel importante para a creditação, desenvolvimento e dignificação da profissão que todos nós abraçamos no dia a dia. Sendo incansável na luta pela existência de Legislação apropriada para a classe de Detective Privado. Hoje como o sempre foi Director da Agência MAVAR a funcionar em Lisboa desde 1986,sempre se fez acompanhar por bons colaboradores como actualmente pelo Detective Alexandre Santos.
Com todo este percurso de uma carreira invejável é hoje reconhecido por todos os seus colegas de profissão, como um dos melhores Detective em exercício no país.

 ANTÓNIO FERREIRA

ANTÓNIO FERREIRA – Detective Profissional ex-funcionário da Policia Judiciária exerce a atividade desde 1983 , entrou para a ANDEPIP como um dos fundadores a convite do principal fundador sendo o numero 005 , desde então tem acompanhado e desenvolvido um trabalho em prol da atividade da ANDEPIP . Em 1995 foi nomeado Presidente da mesma , sendo reeleito em 2005 continuando atualmente á frente dos destinos desta associação. Como Presidente tem a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir todas as diretrizes emanadas e aprovadas pelos sócios desta Associação como ainda o de defender sagazmente perante as entidades oficiais a justa Regulamentação direcionada única e exclusivamente para a atividade do Detective em Portugal como o exige a Comunidade Económica Europeia (CEE.) , pois requeremos os mesmos direitos existentes em toda a europa . Esta é uma das lutas pela qual se têm batido , quer o seu Presidente ,quer Fundadores como todos os sócios da ANDEPIP. Detectives- Ferreira como é designada a sua Agência , funciona atualmente na cidade do Porto , tendo intercâmbio com toda a europa defendendo de igual modo a atividade que desempenha sob o bom nome dos verdadeiros Detectives existentes em Portugal .

 SOUSA GOMES

Sousa Gomes — Detective Profissional a exercer desde 1985 em França
igualmente membro fundador da ANDEPIP , ex-Vice Presidente delegado por
portugal do Syndicat Detective Europeen , fundador da Liga dos Detectives
Privados Portugueses e Europeus , ex-Director da Agencia Detectives “APR”
France .
Também um dos principais impulsionadores para a constituição da Associação
Nacional Detectives Privados Portugueses (ANDEPIP) , Fazendo parte com outros membros na apresentação e ao conhecimento Governamental e outras entidades oficiais de matéria relacionada com a actividade e regulamentação necessária e adequada , como ainda os problemas desta classe .
Tem sido um acérrimo na luta pela união dos verdadeiros Detectives .
Exercendo a sua activiade actualmente sediado na cidade do Porto continuando em conjunto com todos os membros efectivos a exigir que seja cumprido quer o código deontológico como a ética profissional fazendo jus ao bom nome da classe.

FERNANDO SILVA

Fernando Silva — Detective Profissional exercendo a actividade desde 1972
sempre se pautou pela regra da honestidade , sinceriedade , sigilo absoluto em
prol das mais variadas situações criadas em cada processo em que actua , não se deixando intimidar no limiar da obscuridade, sempre atento e arguto .Um dos elementos mais fugaz e esguio em todos estes anos na sua actividade desempenhando um papel importante no seu dia a dia pela continuação da luta pelos direitos idênticos aos colegas europeus . Continuando em conjunto com todos os outros elementos efectivos para que de uma vez por todas as
entidades oficiais se debrucem sobre a Regulamentação adequada a esta profissão .
Actuando e exercendo basicamente em todo o território Português está
sediado também no Porto onde segue a sua ideologia prática em cumprir a
transmitindo segurança e ética profissional e o código deontológico credibilidade a todos os seus colegas e seus constituintes , valendo-lhe a força da actividade que exerce.

António Correia

Biografia em preparação.

%d bloggers like this: